Google Maps tem fotos assustadoras; entenda os 'mistérios' - WillCarvalho.com - O blog do Will Carvalho Locutor

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Google Maps tem fotos assustadoras; entenda os 'mistérios'

Conheça o mistério por trás de algumas das fotos bizarras do Google Street View

O Google Maps é o mapa online do Google, uma ferramenta muito útil para descobrir trajetos em qualquer lugar, sem precisar sair de casa. O recurso Street View já mapeou e capturou imagens de ruas pelo mundo todo, inclusive algumas das mais intrigantes e assustadoras da Internet.

Fotos com sombras, acidentes e aparições são de arrepiar à primeira vista. Mas nem tudo é o que parece. Por isso, o Google revelou o mistério por trás de algumas das fotos bizarras do Google Maps.

1. Um portal para outra dimensão
Um rápido passeio pela ponte de Manhattan pode levá-lo até um portal para outra dimensão. Ou algo parecido com isso. O trajeto parece aparentemente normal no Google Street View, até um momento em que a rua se torna granulada e as cores ficam extremamente saturadas.
Por mais que a mudança pareça bizarra, a explicação é simples e está associada a um dos problemas mais comuns da fotografia. A cor e a granulação são causadas pela falta de iluminação do ambiente. A câmera então precisa aumentar sua sensibilidade a luz (ISO) para poder capturar a imagem, causando ruído e uma perda de qualidade.

2. Tragédia na água
No lago Harriet, no estado americano de Minnesota, uma imagem de um avião faz parecer que um terrível acidente aconteceu no local. A aeronave aparece como uma sombra, dando a entender que está submersa na água. Mas a verdade é que nenhuma tragédia aconteceu.

As imagens tiradas pelo satélite são, na verdade, compilações de várias fotografias. O efeito de sombra é causado pelo processamento dessas fotos. Muitas vezes, aviões sobrevoam no momento em que essas imagens são capturadas e, por isso, aparecem de maneira menos nítida.

3. Aparição assustadora
Imagine que você esteja no Google Street View passeando por uma rua, em Florianópolis, Santa Catarina, e de repente se depara com uma sombra macabra. Pelo contorno da imagem, é muito fácil pensar que estamos vendo uma assombração. Mas, acredite, não é nada disso.

Por mais assustador que pareça, o efeito é causado por um simples erro. A câmera está tapada. O pouco de luz que consegue entrar pela fresta faz com que apareça esse efeito distorcido na imagem.

4. O fantasma do museu
Essa imagem de um museu de arte, em Singapura, pode parecer uma prova definitiva para existência de vida em outro plano. Mas, não se engane. Fotos de "fantasmas" são bem comuns no Google Street View por causa de suas câmeras que tiram fotos em movimento.

As fotos tiradas são processadas no computador antes de ir para o Google Maps. E, neste processo, algumas das fotografias estáticas são unidas para formar uma panorâmica. Neste caso, a pessoa da foto "cortada" pois a câmera só capturou uma parte do corpo em movimento.

5. O lado negro do quintal
Entre os casos de fotos assustadoras, há outros de pessoas que simplesmente aproveitam a oportunidade para aparecer no Google Street View, criando cenas engraçadas e estranhas. Neste exemplo, temos um provável fã de Star Wars que estava no lugar e no momento certo para representar o lado negro da força na rua de sua casa.


AS INFORMAÇÕES SÃO DO SITE TECHTUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário