Conheça o significado da Quarta-Feira de Cinzas, o 1º dia da Quaresma - WillCarvalho.com - O blog do Will Carvalho Locutor

quinta-feira, 2 de março de 2017

Conheça o significado da Quarta-Feira de Cinzas, o 1º dia da Quaresma

Para a religião cristã, a quarta-feira de cinzas é símbolo de conversão e mudança de vida



A Quarta-Feira de Cinzas, ou Dia das Cinzas, é um dia com muito significado para a cultura cristã. No calendário gregoriano, a quarta representa o primeiro dia da quaresma, coincide com o dia seguinte à terça de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias até a sexta-feira santa, anterior ao Domingo de Páscoa, data que celebra a ressurreição de Cristo.



Para a religião cristã, a quarta-feira de cinzas é símbolo de conversão e mudança de vida e recorda a fragillidade da vida perante a morte. Neste dia celebra-se a missa das cinzas, no qual usa-se as cinzas da queima dos ramos do Domingo de Ramos do ano anterior e água benta. A tradição manda que as cinzas umedecidas com a água servem para sinalizar uma cruz na fronte dos fiéis, enquanto o padre profere a frase: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

 A tradição demanda ainda que os fiéis façam jejum de carne durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, para que os fiéis façam sacrifícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário