LEM: Rotary Club, dedicando-se a ajudar a humanidade há mais de 110 anos - WillCarvalho.com - O blog do Will Carvalho Locutor

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

LEM: Rotary Club, dedicando-se a ajudar a humanidade há mais de 110 anos

Promoção da paz, combate às doenças, o fornecimento de água em lugares onde não é acessível e o fortalecimento da amizade entre os membros, o apoio a educação e a projetos que ajudem a comunidades necessitadas, esses são os principais objetivos do Rotary Club.
Inauguração do Marco Rotário 4 de setembro de 1978 em Cão Caetano do Sul

No dia 23 de fevereiro de 1905, o advogado Paul Harris criava o primeiro Rotary Club, em Chicago, com o objetivo de promover interação entre profissionais de diferentes setores, o fortalecimento de vínculos e ajudar diferentes comunidades. Durante a Segunda Guerra Mundial Rotarys Clubs da Alemanha, Áustria, Austrália, Itália, Espanha e Japão foram forçados a fechar mas, apesar dos riscos vários continuaram se encontrando informalmente e após a guerra juntaram-se para reconstruir seus clubes.
Os quatro primeiros rotarianos (da esquerda): Gustavus Loehr, Silvester Schiele, Hiram Shorey e Harris.

Atualmente a maior ação do Rotary é a End Polio Now que combate a erradicação da Paralisia Infantil, o Rotary entrou nessa batalha em 1979 nas Filipinas e em 1986 a campanha veio para o Brasil onde na época foram doados 6 milhões de dólares para compras de vacinas, uma quantia suficiente para vacinar as crianças durante cinco anos. Junto com a UNICEF e a fundação Bill Melinda Gates, o Rotary já conseguiu imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro. A Polio (Paralisia Infantil) Já foi erradicada na Índia, Afeganistão e Nigéria, no Brasil há 21 anos não se registra casos de Paralisia Infantil.  O Rotary se mantém através de doações, parcerias com empresas e a mensalidade dos associados.

Para conhecermos melhor o Rotary Club de Luís Eduardo Magalhães conversamos com a presidente do clube na cidade, Zilda Maria Maróstica Vendrúscolo. Confira a entrevista e saiba um pouquinho mais sobre esse clube tão especial.

Quando o Rotary chegou à Luís Eduardo?

O Rotary Club Luís Eduardo Magalhães, foi constituído em 16 de maio de 2008.

 Quem foi o responsável por trazer o Clube para nossa cidade?

O Companheiro Pedro Celso dos Santos, ex Governador do Rotary, do distrito 4640, do Oeste do Paraná, período de 1993/94, com apoio do Rotary Club Rio de Ondas de Barreiras.

  Aqui em LEM, quais são os projetos sociais do Rotary?


  • Banco Ortopédico, com mais de trezentas cadeiras de rodas, banho e especiais infantis;
  • Jovens Talentos, escolinha de futebol em parceria com a Tropical Ville, com aproximadamente 60 crianças, com instrutor profissional;
  • Aluno Nota Dez, projeto que abrange todos os alunos das escolas Municipais e Estaduais do Município, com premiações diversas nas áreas de informática e línguas, agregando no aprendizado e motivando para um melhor aproveitamento do conteúdo escolar.
  • Bibliotecas Infantis, para estimular a leitura das crianças.
  • Intercâmbio de Jovens, com investimentos e envio de três jovens de Luis Eduardo Magalhães a outros países (México,  Estados Unidos e Canadá)  e recebemos outros três jovens de outros países, sendo um Americano, Mexicano e Alemão.
  • Fundação do Rotaract, Clube para jovens de 18 a 28 anos, com a mesma filosofia do Rotary.
  • Várias parcerias com outras entidades do Município.

Prêmio Aluno Nota 10, realizado pelo Rotary Club de LEM


Qual o número de associados do Rotary aqui de LEM?

Atualmente com 21 membros, tivemos algumas baixas do quadro associativo motivadas por mudanças de cidades e também por problemas de ordem particular de alguns associados.

  Qual o significado que o Rotary tem na sua vida?

O Rotary despertou o desejo e me ajudou a fomentar e motivar o ideal de servir. As ações são provas dos serviços que prestamos como a utilização de nossos talentos e obediência às nossas convicções podendo mudar a vida daqueles ao nosso redor e a nós mesmos. Quando alguém acredita no que faz, vai além das suas limitações pessoais, achando energia inspiradora, necessária para a prestação de serviços a seus semelhantes.

 Quais foram os projetos, momentos ou histórias mais marcantes até hoje no Rotary LEM?

Quando receberemos das mãos do Governador do Rotary, a Carta de Constituição do Rotary Club de Luís Eduardo Magalhães, em 2008 e recebemos a primeira premiação como o Club mais jovem e distante do Distrito, e em 2015, o destaque com maior número de novos sócios do Distrito 4550.

O projeto Novos Talentos, pela alegria contagiante daquelas crianças em poder treinar com um profissional de alta qualidade e recebendo todo o material necessário para isso.

Pelo trabalho, dedicação e muito empenho, o projeto Aluno Nota Dez, foi marcante pela adesão das escolas, com destaque para a premiação de alto impacto no aprendizado dos nossos jovens. Apoiados  por empresários do segmento.

IX JANTAR DOURADO DO ROTARY CLUB

Quem pode e como se associar?

Qualquer pessoa de boa índole e com perfil ,  que queira estimular e fomentar o ideal de servir.

Para conhecer e saber se tem o perfil, basta participar das reuniões que acontecem as sextas feiras de 15 em 15 dias, as 20:00 horas, no Hotel Paranoá.

O Rotary é um Clube que está sempre disposto a ser útil à comunidade.

Membros do Rotary Club Luís Eduardo Magalhães


As informações são do blog Immagine

Nenhum comentário:

Postar um comentário