"Aperte no esquilo" é um vírus perigoso, que hacheia os seus dados, enquanto está travado? MENTIRAAA. Saiba mais - WillCarvalho.com - O blog do Will Carvalho Locutor

terça-feira, 8 de maio de 2018

"Aperte no esquilo" é um vírus perigoso, que hacheia os seus dados, enquanto está travado? MENTIRAAA. Saiba mais



É verdade que o link do ESQUILO (que trava o WhatsApp) é um vírus espião para Android considerado um dos malwares mais poderosos já vistos?

O alerta começou a se espalhar na primeira semana de maio de 2018 e pede para ser espalhado para o maior número de pessoas possível.

De acordo com o texto, a empresa de segurança Kaspersky identificou que o emoji com o link do Esquilo é um dos malwares mais perigosos já vistos, capaz de conectar o usuário a uma rede Wi-Fi administrada por hackers, gravar o som ambiente e diálogos, e até mesmo acessar mensagens do WhatsApp.

=CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE=



Além disso, segundo o que diz no alerta compartilhado através de gruspo no WhatsApp, o programa malicioso pode ainda capturar fotos e vídeos da câmera frontal, e simplesmente bloquear seus aparelho em 7 Dias!

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?

No final de abril de 2018, um emoji com o “link do Esquilo” começou a se espalhar através do WhatsApp. Contendo um código simples, o conjunto de caracteres trava o aplicativo por alguns segundos e libera o WhatsApp rapidamente. Em alguns casos, o smartphone com Android chega a travar de tal maneira que o usuário é obrigado a reiniciar o aparelho. Mas não se trata de um vírus!

A explicação para que esse simples link trave o WhatsApp é simples e não tem, necessariamente, relação com o aplicativo, mas com o sistema operacional Android, que apresenta um “bug” no momento em que os caracteres contidos nessa mensagem são interpretados, gerando uma string enorme, como essa abaixo:

%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f%e2%80%8e%e2%80%8f 

O WhatsApp fica meio “confuso” ao ler essa string e se perde no meio do processo!

Através da versão web do WhatsApp é possível ver o código escondido no link (que fica no aparente espaço em branco próximo da imagem do esquilo):

Nova Falha, Erro Antigo

Essa não foi a primeira vez que bugs como esse são reportados. Em 2014, uma dupla de indianos descobriu que era possível se travar um WhatsApp no Android através de uma longa cadeia de caracteres. No entanto, esse problema não é uma brecha de segurança para roubo de dados.

Diferente do que se espalhou por aí, a empresa de segurança Kaspersky não relatou nenhum problema de segurança em relação ao “vírus” do Esquilo!

Conclusão

O link do esquilo é apenas uma pegadinha (muito chata, por sinal) que consegue explorar um bug do Android que faz com que o WhatsApp trave por alguns segundos (e chega a fazer com que o usuário seja obrigado até a reiniciar o sistema), mas não se trata de um vírus perigoso que rouba os seus dados!   


Com informações do site E-FARSAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário